• Eliminatórias CAN2017 – Zambia – Guiné-Bissau (0-0)

    14 juin 2015 | Cultura | Admin
  • A Guiné-Bissau arrancou, em Lusaca, sábado, 13 de Junho, um precioso empate (0-0) frente à Zâmbia.

    A jornada de sábado da competição foi auspiciosa para os países africanos de expressão portuguesa. Depois da vitória copiosa de Cabo Verde sobre os irmãos de São Tomé e Príncipe – assim ditou o calendário – Angola venceu, em casa, a formação da República Centro Africana por 4-0.

    Os tentos angolanos foram apontados por Gelson, 35 e 63 minutos, Dolly Menga 5 minutos e Gilberto aos 90 +4.

    Este domingo, 14 de Junho, Moçambique recebe em casa o conjunto do Ruanda e Guiné Equatorial é anfitriã do Benin.

    Angola venceu Centro Áfricana, Moçambique e Guiné Equatorial jogam hoje, domingo, frente a Ruanda e Benin respectivamente.

    São os encontros a contar para a primeira jornada dos grupos das eliminatórias para o Campeonato de África das Nações em futebol sénior (CAN-2017).

    A Tunísia construiu a maior goleada (8-1) suplantando os cabo-verdianos (7-1).

    Os ‘Djurtus’ da Guiné-bissau viajaram até Lusaka para dividir os pontos com a toda poderosa selecção da Zâmbia. Um começo brilhante para os bissau-guineenses que ainda têm, no Grupo-E, por adversários Congo e Quénia que se defrontam hoje, domingo, 14 Junho.

    Guiné Conakry escorrega perante Suazilândia

    O Syli National da Guiné (Conakry) escorregou frente a Suazilândia num jogo efectuado em Marrocos, por 1-2.

    Os ‘suazis’ marcaram primeiro por intermédio de Tony Tsabedze, aos 13 minutos do jogo.

    Os guineenses igualaram o marcador, aos 69 minutos, numa jogada concluída com sucesso por François Kamano. Mas no fim do encontro o azar (?) bateu à porta dos guineenses. Boubacar Fofana perdeu a bola em zona proíbida e Tony Tsabedze aproveitou para bisar aos 85 minutos e ditar a derrota dos sucessores Papa Camara.

    Senegal ‘abateu’ os andorinhas do Burundi

    O Senegal venceu, em Dacar, o Burundi, cuja selecção de futebol é conhecida por Andorinha, por 3-1 na primeira jornada do Grupo-K.

    Na marcação de um penalti, aos 15 minutos, Moussa Konaté marca o primeiro tento senegalês. Os burundeses não estava a ver a banda passar e ripostara, aos 58 minutos igualando por intermédio de Fiston Abdoul Razak.

    Quatro minutos depois, o seneglês Mame Biram Diouf coloca a sua equipa em vantagem e no minuto 90, Sadio Mané consolida a vitória senegalesa por 3-1.

    Mali inflige derrota a jovem formação sul-sudanesa.

    Os tentos de Modibo Maiga (16 minutos) e Salif Coulibaly (29) foram suficientes para o Mali ultrapassar a jovem turma do Sudão do Sul, independente há bem pouco tempo que ficou reduzida a 10 unidades devido a uma expulsão.

    África do Sul posta em cheque pela Gâmbia

    Um nulo foi o resultado arrancado em Durban na África do Sul. Os gambianos deixaram os sul africanos sem reacção ao arrancar um ponto aos Bafana-bafana. As duas equipas esperam agora para ver qual o resultado no encontro de domingo, 14 de Junho, entre Camarões e Mauritânia para este Grupo-M das eleiminatórias para o CAN-2017.

    Nigéria laboriosa frente ao Tchade

    Os nigeriano estiveram como operários para conseguir esta vitória de 2-0 frente ao Tchade. Gbolahan Salami apontou o primeiro golo aos 59 minutos e Odion Ighalo que esteve na origem do primeiro tento, conclui da melhor maneira uma grande penalidade a favor da Nigéria.

    Mas momento depois acabaria por ser expulso por se ter embrulhado com um adversário.

    Burkina Faso cumpriu a sua missão

    Favorito para este encontro frente aos Comores, Burkina Faso acabou por cumprir a sua tarefa com naturalidade acabando por ganhar a partida 2-0.

    Aristide Bancé (60 minutos) e Jonathan Zongo (80) form os marcadores de serviço. Assim junta-se à Uganda no topo da classificação deste Grupo-D. Pois Uganda venceu, entre portas, a turma do Botsuana por 2-0.

    Malaui, 1 – Ziumbabué, 2

    Uma boa parada para zimbabueanos que, em pleno ‘Stadium’ de Blantyre arrancaram uma vitória por 1-2.Malajila, aos 23 minutos e Billiat, aos 83 minutos fizeram o gosto o pé a favor de Zimbabué e John Banda marcou para os donos da casa, aos 24 minutos da partida. Este Grupo –L é comandado, após a primeira jornada com três pontos por Zimbabué e Suazilândia depois desta ter derrubado surpreendentemente a Guiné Conakry.

    Argélia, 4 – Seicheles, 0

    A Argélia impôs-se frente à frágil formação de Seicheles por um contudente 4-0. Os golos foram de autoria de Slimani (22), Soudani (33 e 47 minutos) e Bentalib, aos 90+1 minutos do jogo.

    Tunisinos constróem a maior goleada.

    Os tunisinos entraram furioso em campo e não deram trégua à turma do Djibuti. 8-1 é até agora a maior goleada desta primeira jornada das eliminatórias do CAN-2017, suplantando o copioso resultado construído pelos cabo-verdianos (7-1) sobre os santomenses.

    Resultados da 1ª jornada Elimintórias CAN-2017:

    Sexta-feira, 12 de Junho:
Guiné Conkry, 1 – Suazilândia, 2 (Grupo-L);

    Marrocos, 1 – Líbia, 0 (Grupo-F);

    Tunísia, 8 – Djibuti, 1 (Grupo-A);

    Sábado, 13 Junho:
Malaui, 1 – Zimbabué, 2 (Grupo-L);

    África do Sul, 0 – Gâmbia, 0 (Grupo-M);
Zâmbia, 0  – Guiné-Bissau, 0 (Grupo-E);

    Uganda, 2 – Botsuana, 0 (Grupo-D);
Angola, 4 – Centro Africana, 0 (Grupo-B);
Nigéria, 2 – Tchade, 0 (Grupo-G);
Cabo Verde, 7 – São Tomé e Príncipe, 1 (Grupo-F);
Burkina Faso, 2 – Comores, 0 (Grupo-D);
Senegal, 3 – Burundi, 1 (Grupo-K);
Mali, 2 – Sudão do Sul, 0 (Grupo-C);
Argélia, 4 – Seicheles, 0 (Grupo-J).

    Domingo, 14 Junho:
Moçambique,  – Ruanda, (Grupo-H);

    Etiópia,  – Lesoto, (Grupo-J);
Camarões,  – Mauritânia,  (Grupo-M);
Congo,  – Quénia, (Grupo-E);
RD Congo,  – Madagáscar, (Grupo-B);
Guiné Equatorial,  – Benin, (Grupo-C);
Gana,  – Maurícias, (Grupo-H);
Níger,  – Namíbi, (Grupo-K);
Togo,  – Libéria, (Grupo-A);
Gabão,  – Costa de Marfim, (Grupo-I);
Egipto,  – Tanzânia, (Grupo-Grupo-G) e
Sudão,  – Serra Leoa, (Grupo-I).

  • PIRÂMIDE INVERTIDA!

    15 janvier 2015 | Reflexão
    PIRÂMIDE INVERTIDA!

    “O poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente”. Exatamente aqui está o perigo de quem detém o poder. A linha para manter o caráter livre deste perigo é muito tênue. E poucos são os que conseguem entrar na esfera do poder e sair intacto. Considero que só os verdadeiros líderes no sentido lato da questão conseguem essa proeza. Os que nasceram para servir[...]

    Read more

    Reações: LGDH acusa Presidente da República de ignorar esforços dos parceiros

    O secretário Nacional da Comunicação e porta-voz da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) garantiu, hoje, na sede da organização em Bissau, que o derrube do Governo pelo Presidente da República foi uma decisão isolada e projetada. Durante a comunicação a imprensa Alex Bassuko Santos Lopes disse que, infelizmente, perante todo este cenário José Mário Vaz optou por uma decisão [...]

    Read more

    Luís Melo é o novo presidente da Câmara Municipal de Bissau A ministra da Administração Territorial, Ester Fernandes, nomeou Luís Melo novo presidente da Câmara Municipal de Bissau (CMB) e indicou novos responsáveis para as regiões de Biombo, nordeste, e Gabú, leste. Através de um despacho, Ester Fernandes indica ainda que Luís Melo terá como vice-presidente, Rui Cardoso, antigo[...]

    Read more

    « ARISTIDES PEREIRA : UM CONTURBADO DEPOIMENTO

    No seu Minha vida, nossa história[i], o ex-Presidente da República de Cabo-Verde confirma o perfil de alguém que à priori nada predestinava a endossar os altos cargos que finalmente  acabou por ocupar. Secretário-Geral do PAIGC por obrigação, Presidente da República à força, sem a ambição que engloba necessáriamente tais desafios, o homem foi arrastado pelos ventos hesitando [...]

    Read more

    CHUVA DE RUMORES EM BISSAU - POPULARIDADE DE JOMAV AQUÉM DE ZERO

    CHUVA DE RUMORES EM BISSAU - POPULARIDADE DE JOMAV AQUÉM DE ZERO O PAÍS VAI MAL. No espaço de dois anos o actual Governo é o QUINTO Governo da legislatura. Há salários em atraso; o Executivo governa sem Programa nem Orçamento (o limite legal do recurso a duodécimos foi atingido); as escolas públicas estão encerradas devido a greve dos professores. A Assembleia Nacional Popular [...]

    Read more

    Presidente da Liga investido para mandato de quatro anos: PGR promete tudo fazer para que os direitos humanos sejam respeitados

    Augusto Mário da Silva foi investido esta terça-feira ao cargo de presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), numa cerimónia presidida pelo Procurador-Geral da República, para um mandato de quatro anos. O presidente da LGDH foi eleito no 3º Congresso Ordinário da organização realizado no dia 16 de Maio passado. O PGR Hermenegildo Pereira, expressou o compromisso público[...]

    Read more

    REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU MINISTÉRIO DAS PESCAS  ­­DIRECÇÃO-GERAL DA FORMAÇÃO E APOIO AO DESENVOLVIMENTO DAS PESCAS PROJET REGIONAL DES PECHES EN AFRIQUE DE L’OUEST (PRAO GUINEE-BISSAU)   APPEL À MANIFESTATION D’INTERET (AMI) POUR LE POSTE DE SPECIALISTE EN SUIVI ET EVALUATION DU PRAO- GUINEE BISSAU (PRAO-GB) Nº de Prêt/Crédit/Don : IDA PPF V0900 Projet ID : P161906[...]

    Read more

    GUINÉ-BISSAU: De politiquices à instabilidade crónica

    Transitamos para a democracia, mas não olhamos atrás para ver se as raízes do colonialismo e da ditadura estão mortas.   Recentemente o país completou um ano de crise institucional entre e intra órgãos de soberania que o deixou sem norte e nem rumo face aos propósitos do desenvolvimento e de boa governação. O atual contexto de incerteza alicerçado num obscurantismo [...]

    Read more

    Li atentamente e na íntegra o discurso do Senhor Presidente da República (PR), José Mário Vaz, a propósito da actual crise guineense. Parece-me objectivo e claro. Antes, tinha lido também a comunicação do Senhor Primeiro Ministro (PM), Domingos Simões Pereira. Bastante clara quanto ao seu objectivo. No essencial há apenas uma conclusão a tirar: perda de confiança mútua. A [...]

    Read more

    Guineenses residentes em Itália, nomeadamente, estudantes, enfrentam dificuldades devido a falta de passaportes.Até esta data as autoridades não cumpriram a promessa de regularizar essa situação. Eis o que um estudantes relatou a GN: « Estávamos aflitos com o problema de passaportes caducados, solicitamos a intervenção das autoridades competentes para a resolução do caso e o [...]

    Read more

    Veja mais artigos >>